MaRIas
Grupo de Investigación en Género y Relaciones Internacionales
II Seminario MaRIas
"Moviendo Género en las Relaciones Internacionales"
En los días 8, 9, 10, 11 y 12 de noviembre de 2021 se llevará a cabo el II Seminario MaRIas: Moviendo el Género en las Relaciones Internacionales. Las presentaciones de los trabajos ocurrirán en un formato enteramente virtual, a través de una plataforma digital.
Trabajos aprobados
Los autores verán si su trabajo ha sido aprobado.
Envíe el resumen ampliado y realice el pago hasta el 17/10 a seminariomariasiriusp@gmail.com
Cual es el tema?
Al seguir la propuesta del I Seminario MaRIas: Pensando Género en las Relaciones Internacionales, el II Seminario MaRIas: Moviendo Género en las Relaciones Internacionales busca continuar con la temática de Género en las Relaciones Internacionales. Este año, hablaremos de los movimientos: los movimientos teóricos de género en la academia, los movimientos de género en la sociedad y también los movimientos físicos de personas, bienes y saberes que fueron interrumpidos, obstaculizados o adaptados durante la pandemia de COVID-19.
¿Qué queremos con el Seminario?
Nuestro objetivo es promover la difusión de investigaciones sobre el tema, así como ofrecer a los autores comentarios y / o críticas que ayuden en el desarrollo de su trabajo. Además, el seminario propone integrar a científicos del área, y otros estudiantes y profesores que estén interesados en conocer más sobre el tema, por lo que posteriormente aceptaremos postulaciones para oyentes.
¿Cómo puedo participar?
Las inscripciones de ponencias están cerradas.
¿Cómo puedo suscribirme al oyente?
El registro comienza el 25/10. Pronto daremos a conocer más información.
Minicursos
Quais são os minicursos?
Gênero e Direito à Cidade na América Latina
Dia 08/11 - segunda - das 9h às 12h (horário de Brasília)
Esse minicurso tem o objetivo de trazer reflexões sobre como as questões de gênero impactam tanto na forma como as cidades são produzidas, como no modo em que suas/seus as/os residentes as vivenciam. Com enfoque no contexto latinoamericano, esse minicurso buscará suscitar os principais debates envolvendo o direito à cidade a partir da perspectiva de gênero interseccional, jogando luz às desigualdades estruturais que marcam a vida urbana, sobretudo em relação aos aspectos da mobilidade, participação e ocupação dos espaços públicos.
Kelly Agopyan
Doutoranda e mestra em Relações Internacionais pelo IRI-USP. Pesquisadora em questões urbanas, com enfoque em direito à cidade e direitos humanos
Direitos Sexuais e Reprodutivos, Política Externa e Agenda Conservadora
Dia 08/11 - segunda - das 9h às 12h (horário de Brasília)
Este curso pretende criar um espaço de diálogo, troca e divulgação sobre os processos de constituição da agenda de direitos sexuais e reprodutivos em organismos multilaterais. Busca-se fornecer um panorama das etapas, períodos, embates e principais disputas em torno da agenda de direitos sexuais e reprodutivos, bem como em paralelo destacar a atuação de movimentos e delegações brasileiras diante do tema. A título de contemporaneizar o debate, à luz de eventos recentes de guinada conservadora e esvaziamento de organismos multilaterais, exploraremos como o movimento conservador se posiciona diante da agenda. O curso acolherá demandas das participantes e estabelecerá uma ponte entre diversas temáticas, metodologias e abordagens do tema.
Laira Tenca
Doutoranda em Ciência Política na UnB, pesquisadora das agendas de política externa, análise do discurso, gênero e organismos multilaterais
História das mulheres na diplomacia brasileira
Dia 08/11 - segunda - das 14h às 17h (horário de Brasília)
O objetivo é transcorrer os mais de cem anos da presença da mulher no Ministério das Relações Exteriores, desde a primeira a passar no concurso do Itamaraty em 1918 até a crise atual. Observando frustrações, obstáculos e conquistas femininas no MRE ao longo do último século, o minicurso pretende: inserir o Itamaraty no sistema político doméstico e internacional pelas lentes de gênero; fazer uma introdução sobre a política externa brasileira para questões de direitos da mulher; e apresentar as principais mulheres brasileiras que atuaram em política internacional.
Luah Tomas
Pesquisadora feminista de História e Relações Internacionais. Mestra IRI-USP e doutoranda na York University (Canadá)
Refúgio e gênero
O objetivo deste minicurso é introduzir os principais conceitos e discussões relativos ao gênero dentro dos estudos de refúgio. Estudar refúgio com as lentes de gênero é fundamental para compreender a diversidade de experiências de deslocamento. Nesse sentido, a teoria da interseccionalidade será analisada a fim de compreender como a intersecção das identidades de gênero, condição de refugiada e outras identidades impactam na vida desses indivíduos. Será abordado, também, a presença de agência, considerando que esses sujeitos não são passivos e sim ativos em suas decisões, apesar da vulnerabilidade em que se encontram. Os estudos de caso terão um enfoque principalmente sul-sul. O minicurso será, além de expositivo, um espaço para debate.
Mariana Corrêa
Doutoranda em Relações Internacionais no IRI-USP e Mestra em Estudos Africanos pela Universidade de Lisboa. Pesquisadora de migração, refúgio e gênero
Dia 08/11 - segunda - das 14h às 17h (horário de Brasília)
Como posso me inscrever?
A inscrição é feita através desse site
Selecione um ou mais minicursos, ao realizar o pagamento a sua inscrição estará confirmada.
Até quando posso me inscrever?
Até o dia 6/11 ou até o fim das vagas.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa interessada no tema.
Posso participar de mais de um minicurso?
Sim, desde que os horários não sejam conflitantes.
Qual a bibliografia adotada nos minicurso?
As ministrantes dos minicursos selecionaram alguns textos que servirão de base para os minicursos. Para acessá-los clique aqui