MaRIas
Grupo de Investigación en Género y Relaciones Internacionales
Quinzena de Aniversário MaRIas IRI-USP
4 anos
Em maio de 2021 as MaRIas IRI-USP comemoram seus 4 anos de existência! E para celebrar essa trajetória de muito crescimento e conquistas, organizamos uma programação cheia de atividades.
Parceria MaRIas e Talk Books With Me
Durante todo o mês tivemos posts em nossas redes sociais de indicação de livros relacionados à questão de gênero, sugeridos pelas nossas integrantes, em uma parceria com a página Talk Books With Me, da doutoranda do IRI-USP e do King's College London, Maísa Edwards. As publicações foram feitas tanto em português (em nossa página) como em inglês (na Talk Books With Me), em uma conexão Brasil-UK!
Live com a professora Flávia Biroli
Também tivemos uma LIVE, transmitida em nosso canal do Youtube, com a professora da UnB, Flávia Biroli, pesquisadora e autora de inúmeros livros sobre gênero e política, sendo uma grande referência no tema. O encontro, com mediação da maRIa Laira Tenca, debateu o "Backlash contra igualdade de gênero: erosão da democracia e o neoliberalismo na América Latina" trazendo reflexões sobre a agenda política "moralizadora", o desmantelamento das políticas de igualdade de gênero, a crise do cuidado, a divisão sexual do trabalho e a situação das mulheres na região. A LIVE está salva em nosso canal do Youtube.
MaRIas nas Redes
Além disso, nossa equipe de Comunicação também trabalhou duro e lançamos, além desse site incrível, nossa nova logo e identidade visual, e mais duas redes sociais das maRIas: o Twitter e o LinkedIn. As maRIas, agora mais do que nunca, estão ativamente presentes nas redes, buscando disseminar informação de qualidade sobre a questão de gênero nas RIs. Confira todas as nossas redes na aba contato. Não deixe de nos seguir!
Podcast Elas na Ciência
Entrevista com a Médica sem Fronteira
As maRIas Cecília Mombelli e Mariana Almeida participaram do Podcast "Elas na Ciência", sendo entrevistadas pela também maRIa Júlia Goldman. A entrevista abordou um pouco das maRIas e de sua atuação, além da pesquisa em gênero nas RIs. O episódio está disponível no canal do "Elas na Ciência" no Spotify.
Além de sermos entrevistadas, também realizamos entrevista neste mês comemorativo. Com o intuito de trazer também a experiência de mulheres que estão atuando em campo nas Relações Internacionais, a maria Mariana Almeida conversou com Renata Pretti, gerente na organização Médicos sem Fronteiras. A entrevista está disponível aqui em nosso site
Encontro MaRias especial 4 anos
Também foi realizado o encontro do grupo de estudos sobre Feminismo Africano, sendo liderado pela maRIa Beatriz Azevedo. O encontro debateu as contribuições da escritora Oyérónke Oyewùmí, que tenta problematizar (e desconstruir) a interpretação da realidade e a formação do conhecimento - sobre gênero e sobre o que é ser mulher - a partir das molduras ocidentais. O encontro foi riquíssimo, e como parte das comemorações do mês, também contou com a elaboração simultânea de um quadro digital com as percepções das participantes sobre as reflexões da autora. O encontro estará em breve disponível em nosso canal do Youtube.
Roda de Conversa
Organizamos também uma roda de conversa com os grupos parceiros TIBIRA (Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade da PUC-SP) e o OFRI (Observatório Feminista de Relações Internacionais), com mediação do O Não Internacionalista. O encontro trouxe reflexões sobre como levar o debate sobre gênero para fora da academia, e as necessidades de articulação com os movimentos sociais feministas e a administração pública. Além disso, também trouxe as dificuldades ainda existentes para legitimar os estudos de gênero nas RI no ensino superior nacional e a falta de financiamento em pesquisa. Foi um debate de alto nível, cheio de reflexões importantíssimas sobre o tema. Assista no nosso canal no Youtube.
Encontro MaRias especial 4 anos
Finalmente, as maRIas Natali Moreira e Kelly Agopyan elaboraram um mini-artigo que será publicado em breve, em inglês, no blog "Feminist Perspectives", do King’s College London Gender Studies Network. O breve texto foi adaptado a partir de um artigo mais extenso, elaborado pelas autoras, sobre a lente da "potência feminista" - de Verónica Gago - na análise da Tribuna da 1ª Conferência Mundial do ano Internacional das Mulheres, realizada na Cidade do México, em 1975. Está imperdível! Em breve divulgaremos o link de acesso ao texto.
Em conclusão, esse mês de comemorações também marca um novo ciclo do grupo, que expandiu sua equipe esse ano e está com nova estruturação e linhas de atuação. Estamos muito animadas com o que ainda está por vir! Esse é apenas o começo de uma longa trajetória. Vida longa às MaRIas IRI-USP!