Quinzena de Aniversário MaRIas IRI-USP

4 anos

Em maio de 2021 as MaRIas IRI-USP comemoram seus 4 anos de existência! E para celebrar essa trajetória de muito crescimento e conquistas, organizamos uma programação cheia de atividades.

Parceria MaRIas e Talk Books With Me

Durante todo o mês tivemos posts em nossas redes sociais de indicação de livros relacionados à questão de gênero, sugeridos pelas nossas integrantes, em uma parceria com a página Talk Books With Me, da doutoranda do IRI-USP e do King's College London, Maísa Edwards. As publicações foram feitas tanto em português (em nossa página) como em inglês (na Talk Books With Me), em uma conexão Brasil-UK! 

aniversario Marias .jpeg

Live com a professora Flávia Biroli

Também tivemos uma LIVE, transmitida em nosso canal do Youtube, com a professora da UnB, Flávia Biroli, pesquisadora e autora de inúmeros livros sobre gênero e política, sendo uma grande referência no tema. O encontro, com mediação da maRIa Laira Tenca, debateu o "Backlash contra igualdade de gênero: erosão da democracia e o neoliberalismo na América Latina" trazendo reflexões sobre a agenda política "moralizadora", o desmantelamento das políticas de igualdade de gênero, a crise do cuidado, a divisão sexual do trabalho e a situação das mulheres na região. A LIVE está salva em nosso canal do Youtube.

MaRIas nas Redes

Além disso, nossa equipe de Comunicação também trabalhou duro e lançamos, além desse site incrível, nossa nova logo e identidade visual, e mais duas redes sociais das maRIas: o Twitter e o LinkedIn. As maRIas, agora mais do que nunca, estão ativamente presentes nas redes, buscando disseminar informação de qualidade sobre a questão de gênero nas RIs. Confira todas as nossas redes na aba contato. Não deixe de nos seguir! 

Post Twitter e linkedin (1).png
Post Twitter e linkedin.png

Podcast Elas na Ciência

Entrevista com a Médica sem Fronteira

photo_2021-05-20_19-51-09.jpg

As maRIas Cecília Mombelli e Mariana Almeida participaram do Podcast "Elas na Ciência", sendo entrevistadas pela também maRIa Júlia Goldman. A entrevista abordou um pouco das maRIas e de sua atuação, além da pesquisa em gênero nas RIs. O episódio está disponível no canal do "Elas na Ciência" no Spotify.

Divulgação entrevista.png

Além de sermos entrevistadas, também realizamos entrevista neste mês comemorativo. Com o intuito de trazer também a experiência de mulheres que estão atuando em campo nas Relações Internacionais, a maria Mariana Almeida conversou com Renata Pretti, gerente na organização Médicos sem Fronteiras. A entrevista está disponível aqui em nosso site

Encontro MaRias especial 4 anos

Também foi realizado o encontro do grupo de estudos sobre Feminismo Africano, sendo liderado pela maRIa Beatriz Azevedo. O encontro debateu as contribuições da escritora Oyérónke Oyewùmí, que tenta problematizar (e desconstruir) a interpretação da realidade e a formação do conhecimento - sobre gênero e sobre o que é ser mulher - a partir das molduras ocidentais. O encontro foi riquíssimo, e como parte das comemorações do mês, também contou com a elaboração simultânea de um quadro digital com as percepções das participantes sobre as reflexões da autora. O encontro estará em breve disponível em nosso canal do Youtube.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Roda de Conversa

Organizamos também uma roda de conversa com os grupos parceiros TIBIRA (Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade da PUC-SP) e o OFRI (Observatório Feminista de Relações Internacionais), com mediação do O Não Internacionalista. O encontro trouxe reflexões sobre como levar o debate sobre gênero para fora da academia, e as necessidades de articulação com os movimentos sociais feministas e a administração pública. Além disso, também trouxe as dificuldades ainda existentes para legitimar os estudos de gênero nas RI no ensino superior nacional e a falta de financiamento em pesquisa. Foi um debate de alto nível, cheio de reflexões importantíssimas sobre o tema. Assista no nosso canal no Youtube.

HOJE.png

Encontro MaRias especial 4 anos

Finalmente, as maRIas Natali Moreira e Kelly Agopyan elaboraram um mini-artigo que será publicado em breve, em inglês, no blog "Feminist Perspectives", do King’s College London Gender Studies Network. O breve texto foi adaptado a partir de um artigo mais extenso, elaborado pelas autoras, sobre a lente da "potência feminista" - de Verónica Gago - na análise da Tribuna da 1ª Conferência Mundial do ano Internacional das Mulheres, realizada na Cidade do México, em 1975. Está imperdível! Em breve divulgaremos o link de acesso ao texto.

Potência Feminista.png

Em conclusão, esse mês de comemorações também marca um novo ciclo do grupo, que expandiu sua equipe esse ano e está com nova estruturação e linhas de atuação. Estamos muito animadas com o que ainda está por vir! Esse é apenas o começo de uma longa trajetória. Vida longa às MaRIas IRI-USP!